O Santos já começa a virar a chave após o empate em 1 a 1 diante do Atlético-MG, no último domingo (14), na Arena MRV, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um dos destaques da equipe na partida, o meia Zé Rafael projetou o próximo compromisso do Peixe: o clássico contra o São Paulo, no próximo domingo (21), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.
O jogador, que atuou os 90 minutos contra o Galo e alcançou 94% de acerto nos passes, destacou a entrega do time e a expectativa para a semana de preparação.
— Nosso primeiro tempo foi muito superior ao da equipe deles, mas não conseguimos ser eficientes. No segundo tempo, pelas circunstâncias do jogo, com um jogador a menos, saímos atrás no placar. O espírito de correr atrás do resultado foi importante, e esse ponto vai ajudar a gente lá na frente — avaliou o camisa 30.

Adaptação ao gramado sintético
Com seis temporadas de experiência no Palmeiras, Zé Rafael já estava acostumado a atuar em gramados sintéticos. A diferença, no entanto, pode ter pesado para alguns companheiros, como Neymar, que criticou o piso da Arena MRV após o jogo.
— É diferente, embora fizesse um tempo que eu não jogava no sintético. O Neymar talvez tenha sentido mais a diferença, porque não está habituado. O campo muda, a velocidade da bola fica diferente, mas isso faz parte do jogo. No geral, nossa equipe se comportou bem e se adaptou ao gramado — explicou o meia.
Foco no São Paulo
O clássico contra o Tricolor Paulista terá clima especial: será o primeiro duelo de Neymar contra o São Paulo desde seu retorno ao Brasil e o único jogo do Santos como mandante neste mês.
— Eu espero que a gente tenha uma boa semana para se preparar. Evoluímos conforme a semana tem passado com o Vojvoda. Acredito que a nossa equipe vai se preparar muito bem para enfrentar o São Paulo. A gente sabe que vai ser um jogo difícil como todos os outros, mas por jogar em casa, com a nossa torcida, a gente tem uma obrigação maior de buscar o jogo — afirmou Zé Rafael.

Números de Zé Rafael pelo Santos
- 14 jogos (11 como titular)
- 65 minutos em campo por jogo
- 3 passes decisivos
- 8 finalizações
- 68% de acerto nos passes longos
- 42 desarmes
- 50 bolas recuperadas
- 5,9 duelos ganhos por jogo
- 60% de eficiência nos duelos
- 25 faltas sofridas
- Nota Sofascore geral: 6.89
No duelo contra o Atlético-MG, o meia alcançou sua melhor atuação pelo clube: 94% de acerto nos passes, 10 duelos ganhos e nota 7.0 no Sofascore.
O elenco santista se reapresenta nesta terça-feira (16), no CT Rei Pelé, e terá a quarta semana cheia de treinos sob comando de Juan Pablo Vojvoda, que fará sua estreia em clássicos paulistas.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.