Neste domingo (6), os sócios do Santos votaram na Vila Belmiro e de forma online pela aprovação do novo Estatuto do clube. O Conselho Deliberativo já havia aprovado o novo Estatuto, mas era necessário que os associados aprovassem ou não as mudanças previstas.
Em Assembleia Geral as mudanças foram aprovadas com 2.293 votos a 1.127. Nulos somaram 4.
O novo texto aprovado prevê mudanças importantes para o futuro do Alvinegro Praiano, como a regularização para a possibilidade da implementação de uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), a diminuição pela metade do número de conselheiros eleitos e também a redução de membros do Comitê de Gestão.
Mudanças do Estatuto Social
– Alteração do período mínimo para votação nas eleições: mínimo de três anos de associação
– Conselho Deliberativo passa a ter 150 membros eleitos, ao contrário dos 300 atuais.
– Poder de veto ao presidente nas pautas debatidas pelo Comitê de Gestão. Atualmente, o mandatário do clube tem apenas o direito ao voto no órgão que toma as decisões no Peixe.
– Adequação à SAF, o texto prevê que o clube pode vender, no máximo, 49% de suas ações, se mantendo, portanto, majoritário em qualquer possível transação futura.
– Gestão temerária: O impeachment do presidente poder ocorrer se o Santos perder o Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) ou deixar de pagar salários, encargos e direitos por mais de dois meses consecutivos ou alternados.
– Incorporada uma coroa acima do escudo em homenagem aos feitos de Pelé.
– Remoção do associado dependente e custo de 33% da mensalidade para associados com menos de 18 anos.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.