Sormani revela proposta para que Santos vire SAF e cita interesse de Rueda

O jornalista Fábio Sormani, revelou em seu canal do Youtube que o Santos vem recebendo sondagens de empresas interessadas em comprar o clube.

“Propostas de SAF estão aparecendo e Rueda diz não por que eu já contei isso para vocês, ele tá querendo no final do ano comprar o Santos. Então, tudo que aparece, ele (o presidente santista) diz não. Porque é do interesse dele dizer não“, disse Sormani em vídeo publicado em seu canal no Youtube na última segunda-feira (21).

O que precisa para o Santos virar SAF?

O novo Estatuto do Santos prevê que o clube pode ter parte de seus direitos vendidos a investidores interessados. No entanto, para que o clube seja transformado em SAF, a decisão necessariamente precisa passar por todos os órgãos do clube e ser aprovada pelos associados com direito a voto.

Caso o Alvinegro Praiano receba uma proposta de algum investidor ou empresa, a venda de parte dos direitos não seria imediata, pois precisaria passar por seis etapas distintas envolvendo todos os órgãos fiscalizadores do clube. 

Passo 1:
O Comitê de Gestão, convocaria uma reunião com o Conselho Deliberativo para debater a proposta oferecida. Para que as conversas avancem, os conselheiros precisam aprovar, por maioria de dois terços, a ideia de transformação do clube em SAF.

Passo 2:
Em até seis meses, o Comitê de Gestão e também o Conselho Fiscal em conjunto com assessoria especializada deverão elaborar um estudo de viabilidade da SAF. Caso o documento leve mais de um semestre, a proposta perde a validade.

Passo 3:
Com o estudo realizado, o Comitê de Gestão convocaria uma nova reunião com o Conselho Deliberativo e apresentaria os termos para a transformação do clube em SAF. Para que a proposta avance novamente, o Conselho precisa aprovar por maioria mínima de dois terços dos conselheiros presentes. 

Passo 4:
Com a anuência do Conselho Deliberativo, o clube tem dois meses para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para que os sócios aptos votem no modelo de SAF proposto pelo clube.

Passo 5:
Na Assembleia Geral, os votos a favor da transformação do clube em SAF precisarão ser de, no mínimo, dois terços dos associados 

Passo 6:
Com a aprovação dos associados, a SAF ainda levará até 90 dias para ser implementada. Os três meses após a realização da Assembleia Geral são o tempo necessário para que os membros do Comitê de Gestão elaborem um plano de trabalho para a execução do novo modelo societário do Santos.