STJD aplica gancho em Soteldo e camisa 10 pode ser desfalque contra o Palmeiras; entenda

O venezuelano Yeferson Soteldo, do Santos, foi julgado nesta segunda-feira (15) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em dois artigos pela expulsão diante do Grêmio, na estreia no Campeonato Brasileiro, no estádio Alfredo Jaconi. O atleta corria risco de pegar até 18 jogos de suspensão.

O jogador foi julgado nos artigos 254 e 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Nos dois artigos, Soteldo foi condenado a um jogo de suspensão em cada. Como já cumpriu uma partida automática, o jogador deve cumprir uma partida de suspensão no clássico do próximo sábado (20), contra o Palmeiras, na Vila Belmiro. A punição cabe recurso.

O atacante foi incurso no artigo 254, que trata de “Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”, no parágrafo 1º II, que diz “desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”. A pena do artigo 254 vai de quatro a doze partidas de suspensão.

Soteldo também foi citado no artigo 258, que trata de “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. Ele está enquadrado no parágrafo 2º II, que fala em “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. No artigo 258, a pena vai de uma a seis partidas.

O camisa 10 foi expulso após tomar dois cartões amarelos na reta final do segundo tempo. Na súmula o árbitro Wilton Pereira Sampaio relatou os xingamentos proferidos pelo atacante santista.

“Por dar uma entrada de maneira temerária contra seu adversário de camisa número 58, na disputa da bola. o referido atleta expulso de maneira desrespeitosa e grosseira me ofendeu com as seguintes palavras: ”você é muito fraco, seu safado, filho da puta, ladrão de merda.” informo ainda que o mesmo ao deixar o campo de jogo proferiu as seguintes palavras direcionadas ao quarto árbitro érico andrade de carvalho: ‘vocês são muito ruins, seus merdas’”, relatou Wilton Pereira na súmula.