Técnico do Santos: Qual o estilo tático de Paulo Turra?

Paulo Turra, ex-zagueiro e braço direito de Felipão é o novo técnico do Santos para a sequência da temporada. Saiba como o treinador trabalhou sob o comando do Athletico Paranaense.

Com o aval de Andrés Rueda e Paulo Roberto Falcão, Paulo Turra, chega ao Peixe após boas recomendações de Luiz Felipe Scolari, com quem trabalhou por seis anos. O Santos espera que o treinador recupere a confiança e o bom futebol dos jogadores, buscando priorizar o setor defensivo e a velocidade dos atacantes.

Saída de bola

A saída de bola era sempre buscando a maior segurança possível, com os laterais mais presos no campo defensivo ao lado dos zagueiros e os volantes mais centralizados para distribuir o jogo, no Furacão, o experiente Fernandinho era quem procurava mais o controle do jogo no meio-campo. Em casos onde o Athletico não conseguia sair tocando, os defensores utilizavam bola longa em busca dos atacantes.

Os jogadores de ataque não participam da saída de bola. Turra prefere que os pontas e centroavante fiquem mais próximos ao gol do adversário.


Chegada ao ataque

A ideia de Turra é contar com ataques diretos, ou seja, não é da característica do treinador ficar com a posse da bola. O objetivo é ser o mais vertical possível. Desta forma, o ataque sempre conta com a participação de jogadores do meio-campo que ajudam a pensar o jogo de forma objetiva.

A construção dos ataques da equipe de Paulo Turra consiste em acionar os pontas em velocidade. A tendência é sempre de posicionar os pontas próximos ao gol adversário para que exista uma facilidade em driblar o adversário e buscar a finalização para o gol ou buscar outro atleta melhor posicionado.

Em casos onde os atacantes perdem a bola para o adversário, os jogadores “perseguem” o portador da bola para dificultar o contra-ataque ou buscar recuperar a bola.

Posicionamento do setor defensivo

O pilar dos times de Paulo Turra é o setor defensivo. O treinador posiciona o time com linhas mais baixas, próximas do gol. Os pontas em um determinado espaço do campo dobram a marcação com os laterais para encurtar o espaço do adversário.

YouTube video