Teriam lugar? Confira três ex-Santos que se encontram em fim de contrato na Europa

Foto: GettyImages

Mesmo com a janela de transferências tendo se fechado no início da semana passada, o Santos segue sendo alvo de especulações acerca de novas contratações. Tendo contado com a chegada de cinco jogadores somente após o início da era Fabián Bustos, foi reportado que o Peixe segue de olho no mercado de transferências internacional em busca de acordos com jogadores em fim de contrato. Diante disso, o Santistas.net organizou uma lista de três nomes que já jogaram pelo clube e já se encontram livres para assinarem um pré-contrato com qualquer equipe que demonstre interesse.

Frenético! Confira a agenda de jogos do Santos no mês de maio

De acordo com o que foi divulgado pelo portal Torcedores.com, o zagueiro Marcelo Guedes se vê na iminência de ter seu contrato encerrado com seu atual clube, o Bordeaux, da França. O desejo do Santos, portanto, poderia ser despertado diante da condição – e dos valores – que uma negociação com o atleta poderia envolver, já que, mesmo valendo 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 8 milhões na cotação atual), o atleta seria adquirido de graça. Além disso, o nome do jogador poderia causar interesse nos bastidores alvinegros por conta de uma procura do Peixe que já havia sido efetuada no início do ano, quando o clube se encontrava imerso no mercado de transferências em busca de uma peça central para seu sistema defensivo.

Revelado na base santista, Marcelo pôde aproveitar duas temporadas como parte do elenco principal. Nos anos de 2007 e 2008, foi uma peça integral do elenco titular alvinegro, acumulando, ao todo, 65 atuações e três gols. Logo em seguida, deu o pontapé inicial em sua carreira europeia, se transferindo para o Wisla Kraków, da Polônia; além da equipe polonesa, atuou por PSV, da Holanda, Hannover 96, da Alemanha, Besiktas, da Turquia, Lyon, da França, e, enfim, Bordeaux, onde se encontra atualmente. Há uma temporada no clube, foi capaz de acumular somente sete atuações na temporada até o momento.

Marcelo Bordeaux Santos
Foto: Divulgação/Bordeaux

Quem também se encontraria como uma opção de retorno à Baixada Santista para ser encaixado no sistema defensivo do clube seria o zagueiro Jubal. No alto de seus 28 anos, o atleta se encontra nos meses finais de seu vínculo com o Auxerre, da França, clube pelo qual atua desde a temporada passada. Mesmo valendo 1 milhão de euros, segundo o portal Transfermarkt, o jogador também poderia ser adquirido de graça após o mês de junho, caso houvesse interesse da diretoria santista.

Cria das bases do Vila Nova e do Santos, Jubal foi capaz de acumular três temporadas na equipe principal do Alvinegro Praiano, registrando 22 atuações com o manto em campo e somente um gol. Após um empréstimo ao Avaí, iniciou sua aventura no futebol europeu através de Portugal, onde jogou pelo Arouca, Vitória SC, Portimonense, Boavista e Vitória FC, se transferindo para o Auxerre na temporada 2020/21; desde então, se mostrou uma peça importante do clube que disputa a segunda divisão francesa, atuando em 70 oportunidades e marcando quatro gols.

Por fim, quem também poderia protagonizar um retorno ao Peixe seria o centroavante Danilo Pereira. Também se vendo sem contrato a partir do mês de julho deste ano, Danilo se encontra como parte do elenco do Ajax, da Holanda, onde passou a ganhar mais oportunidades na equipe principal a partir desta temporada. Novamente de acordo com o portal especializado nos valores de atletas do futebol mundial, Transfermarkt, o jovem atacante se mostra como o mais valioso desta lista, avaliado em 4,20 milhões de euros.

Tendo sido parte somente das categorias de base do Santos, Pereira pode ser o nome mais desconhecido aos torcedores santistas; o jogador permaneceu somente um temporada no clube da Baixada Santista, quando se transferiu do Sub-20 do Vasco ao Peixe, em 2017. Logo em seguida, desenvolveu sua carreira na Holanda, onde atuou pelo time B do Ajax até ganhar uma oportunidade no Twente, por empréstimo, quando acumulou 34 partidas, 17 gols e cinco assistências. Diante do sucesso em seu período longe da equipe da capital holandesa, foi integrado na equipe principal do clube nesta temporada de 2021/22, quando – até o momento – já registrou 17 jogos, oito gols e uma assistência.

AGENDA

Decepcionado com uma atuação abaixo do esperado registrada no meio de semana, o Santos desvia suas atenções da Copa Sul-Americana e volta a focar na Série A do Campeonato Brasileiro, torneio em que se encontra como líder da tabela e pelo qual enfrentará o São Paulo, fora de casa, na próxima segunda-feira (2), às 20h, em partida válida pela quarta rodada da competição.