Desviando o foco de sua recém iniciada campanha na Série A do Campeonato Brasileiro, o Santos voltará a disputar uma partida pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (20), diante do Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Poucas horas antes do início do duelo, porém, a partida ganhou uma nova reviravolta relacionada às torcidas que poderão estar presentes, já que uma decisão do Ministério Público do Paraná pode influenciar no apoio presencial que o Peixe receberá ou não. As informações são do portal Globo Esporte.
Lançamento! Santos apresenta coleção de roupas em homenagem ao Charlie Brown Jr.
Segundo o que foi reportado, ambos os clubes teriam requisitado a presença de torcida única na partida desta quarta-feira (20), após episódios de confronto entre as torcidas do Coxa e do Peixe no último domingo, em Santos. Tendo recebido o sinal verde do Ministério Público do Paraná, a decisão só precisará ser oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já concedeu um parecer jurídico favorável para ambas as instituições.
A polêmica que envolve a situação, porém, está relacionada às vendas de ingressos aos torcedores visitantes. Segundo a reportagem, as entradas para a torcida do Santos já estavam sendo vendidas e só foram suspensas na tarde da última terça-feira (19); diante disso, a decisão pela presença de torcida única estaria infringindo o artigo 20 do Estatuto do Torcedor, que declara que “é direito do torcedor partícipe que os ingressos para as partidas integrantes de competições profissionais sejam colocados à venda até setenta e duas horas antes do início da partida correspondente”.
Confirmando a informação ao portal Globo Esporte, o delegado Luiz Carlos de Oliveira, integrante da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) confirmou que a polícia impedirá a entrada dos ônibus da torcida do Peixe na estrada, antes mesmo de serem capazes de adentrarem à cidade de Curitiba.
A medida não será aplicada somente à partida de hoje, já que ambos os clubes já possuem um acordo com a CBF para que o mesmo sistema seja aplicado no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, que será realizado no dia 12 de maio, na Vila Belmiro. Além disso, Santos e Coritiba trabalham em conjunto para que o duelo válido pelo returno do Campeonato Brasileiro, que será sediado no Couto Pereira, também siga o protocolo de torcida única.
Os pedidos e consequentes interdições foram desencadeadas por conta de confrontos protagonizados pelas torcidas em Santos no último final de semana. Os confrontos aconteceram de forma prévia ao início da partida válida pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, necessitando da intervanção da Polícia Militar. Além das brigas, também foram registradas depredações realizadas por torcedores em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada nas redondezas da Vila Belmiro. Ao todo, 18 torcedores foram detidos – nove de cada clube.
AGENDA
Com a moral elevada após adquirir seu primeiro triunfo na elite nacional, o Santos volta a disputar uma partida diante do Coritiba, mas desta vez em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Couto Pereira, na próxima quarta-feira (20), às 19h30.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.