Santos e Universidad Católica se enfrentaram nesta quinta-feira (5), no Estádio Olímpico Atahualpa, em partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apresentando uma atuação sofrida muito em parte por conta da altitude, o Peixe foi capaz de superar as dificuldades impostas pelo seu adversário e arrancou uma vitória pelo placar de 1×0, com gol de Rwan. Com os três pontos, a equipe comandada por Fabián Bustos segue à caça do Unión La Calera – líder do grupo que enfrentará na próxima rodada -, se estabelecendo na segundo colocação da tabela, com sete pontos.
Rwan anota gol nos últimos minutos e Santos arranca uma vitória em Quito
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
Levando em conta as condições da partida, que foi disputada na altitude de Quito, a equipe do Santos apresentou uma atuação sólida durante a primeira etapa. Adicionando o fator de se encontrar com um elenco praticamente reserva em sua totalidade, os comandados de Bustos foram capazes de conter os esforços ofensivos da equipe da casa, que, muito mais acostumada com os efeitos causados pela elevação em relação ao nível do mar, tomou as rédeas dos primeiros 45 minutos.
O primeiro momento de perigo da partida foi protagonizado por Cristian Martínez, aos 17 minutos, quando o atacante pôde arriscar um chute em direção à meta defendida por John, que não precisou se esforçar para agarrar a bola. Apesar de se ver com a maior porcentagem de posse de bola, o Universidad Católica apresentou dificuldades ao tentar encontrar espaços oferecidos pela zaga do Peixe, assim recorrendo a diversos cruzamentos para tentar a progressão até a área adversária.
Enquanto se postava no setor defensivo para evitar qualquer tipo de esforço ofensivo dos donos da casa, o Alvinegro Praiano demonstrou dificuldades ao se adaptar à leveza da bola, assim cometendo diversos erros de passe e dificultando a criação de jogadas perigosas. Mesmo diante disso, o Santos foi capaz de acumular uma finalização, aos 23′, quando Angulo recebeu a bola na entrada da área, girou e bateu buscando a meta defendida por Cuero, porém só encontrou a linha de fundo.
A maior chance da primeira etapa foi concretizada aos 42′, criada pelos donos da casa. Ainda se aproveitando de cruzamentos na área de John, Loor encontrou a cabeça de Facundo Martínez, que desviou a redonda, mas só pôde observar enquanto a bola se encaminhou pela linha de fundo, passando rente à trave alvinegra.
SEGUNDO TEMPO
Com ambas as equipes pouco alterando suas táticas e a forma de jogo, a segunda etapa se iniciou no ritmo que havia sido deixado ao final dos 45 primeiros minutos. Usando e abusando de cruzamentos vindos principalmente do lado direito de seu campo, o Universidad Católica mais uma vez chegou com perigo através de uma bola alçada na área, quando Kevin Minda pegou uma sobra de bola e, através de um chute forte, assustou o goleiro John.
Claramente arrefecendo diante da pressão exercida pelo clube equatoriano, o Santos precisou revitalizar seu elenco dentro de campo com algumas alterações, assim tentando inspirar mudanças em seu setor ofensivo. Mesmo trazendo um pouco mais de ameaças ao sistema defensivo dos Celestes, os comandados de Fabián Bustos ainda se mostraram com dificuldades para superar a marcação e finalizar ao gol.
Ainda com problemas para reter a posse de bola e cometendo erros de passe, o Santos permitiu que os donos da casa, mais uma vez, controlassem o ritmo da partida, com os equatorianos ainda registrando uma finalização perigosa através dos pés de Cevallos, que disparou um chute certeiro, por pouco passando acima do travessão de John.
Em mais um esforço registrado pelos visitantes aos 36′, o Alvinegro Praiano até mesmo foi capaz de balançar as redes defendidas por Cuero, quando Rwan se encontrou cara a cara com o arqueiro equatoriano e somente precisou empurrar a bola para o fundo do gol; a finalização, porém, foi invalidada por conta de um impedimento. O lance, porém, pode ter servido de inspiração para o jovem atacante, já que, aos 45 minutos, Rwan protagonizou o lance decisivo da noite; após receber uma bola ajeitada na entrada da área, o camisa 23 disparou um chute indefensável, que estufou a rede no canto direito do goleiro adversário e, assim, selou uma importante vitória fora de casa para o Santos.
FICHA TÉCNICA
Universidad Católica 0 x 1 Santos
Estádio: Estádio Olímpico Atahualpa, Quito, Equador
Gol: Rwan (SAN – 45’/2T)
Universidad Católica: Cuero, Anangonó (Carrasco), Yuber Mosquera, Ordóñez, Loor, Kevin Minda, Facundo Martínez (Cevallos), Clavijo (Chalá), Ismael Díaz (Rivas), Alzugaray e Cristian Martínez.
Santos: John; Auro; Velázquez; Bauermann; Felipe Jonatan; Willian Maranhão (Lucas Pires); Camacho (Zanocelo); Sandry; Pirani (Marcos Leonardo); Lucas Barbosa (Lucas Braga); Angulo (Rwan).
Cartões amarelos: Mosquera (UNI)
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.