Mesmo com a janela de transferências estando fechada e não sendo reaberta até o meio do ano, o Santos segue sendo alvo de especulações acerca de novas chegadas. Tendo contado com a chegada de cinco jogadores somente após o início da era Fabián Bustos, foi reportado, nesta terça-feira (24), que o Peixe estaria cada vez mais próximo de contar com o retorno do zagueiro Alex Nascimento, o qual se encontra emprestado ao Famalicão, de Portugal, mas já em fim de contrato.
Santos x Banfield: confira onde assistir, prováveis escalações e arbitragem
De acordo com o que foi reportado pelo jornalista André Hernan, através de seu canal pessoal no YouTube, o Santos estaria perto de concretizar o retorno de Alex para a Vila Belmiro, assim cumprir mais um item na lista de exigências de Fabián Bustos. Tendo em vista a janela de transferências do meio do ano – que será reaberta em 18 de julho -, o comandante argentino teria requisitado à diretoria alvinegra a aquisição de três nomes para as posições de zagueiro (de preferência canhoto), ala/lateral direito e segundo volante; portanto, Alex se mostraria como o nome ideal para ser incluído nos planos do treinador.
Apesar de aparentar ser a solução ideal diante da lista de requisitos de Bustos, o jornalista apontou o único entrave da projeção de sua contratação: a idade do atleta. Atualmente, Alex Nascimento se encontra no alto de seus 23 anos, não entrando nos moldes de “zagueiro experiente” que Fabián teria demandado à Andres Rueda; o plano do clube, segundo Hernan, seria a integração do atleta no plantel em um primeiro momento e teste do mesmo em campo, para o argentino, enfim, decidir se Alex entrará em seus planos ou não.
“O técnico Fabián Bustos colheu boas informações iniciais e pediu tempo para assistir partidas do clube português”, disse Lucas Musetti em uma reportagem elaborada na primeira quinzena de maio, quando os primeiros rumores do interesse de repatriar o zagueiro surgiram, indicando que um primeiro interesse já foi indicado pelo treinador estrangeiro. Caso o desejo receba aprovação, a transferência, porém, não será consolidada sem competição de outros clubes. Segundo o que foi reportado, outras duas instituições portuguesas sondaram o Santos para a aquisição dos serviços de Alex, bem como o Famalicão também expressou interesse em manter a peça, mas acabou perdendo o prazo de preferência de compra do jogador estipulado em seu contrato de empréstimo.
Tendo acumulado experiências nas categorias de base de São Paulo, Fluminense e Santos, Alex Nascimento subiu para o time profissional do Alvinegro Praiano na temporada de 2020, quando se mostrou uma peça esporádica e atuou em 13 ocasiões. Seguido por um ano em que atuou somente cinco vezes, o zagueiro foi emprestado ao Famalicão no início de 2022, onde foi capaz de concretizar seu status de titular e registrar 21 partidas, providenciando uma assistência. Alex se encontra com 23 anos e, caso retorne, precisará superar a concorrência de Maicon, Bauermann, Velázquez, Kaiky e Luiz Felipe caso queira um lugar entre os onze iniciais.
AGENDA
Após acumular um empate pela Série A do campeonato nacional, o Santos precisará retomar seu foco, pela última vez, para a fase de grupos da Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira (24), o Peixe precisará enfrentar o Banfield, em plena Vila Belmiro, às 19h15, dependendo somente de si mesmo para garantir o avanço à etapa de mata-mata do torneio continental.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.