Vexame! Santos não joga bem e é derrotado pelo Banfield em estreia na Copa Sul-Americana

Fernández Santos
Foto: Reprodução/Santos

Santos e Banfield se enfrentaram nesta terça-feira (5), no Estádio Florencio Sola, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apresentando uma atuação pobre em um primeiro momento e, mais tarde, inflamada, o Peixe foi punido por seu primeiro tempo ruim e sucumbiu diante dos donos da casa pelo placar de 1×0. Com a derrota, o Alvinegro já se encontra na última posição de seu grupo, sem nenhum ponto.

Furiosos! Ex-Santos se vê alvo de críticas por parte da torcida e pedidos de devolução

PRIMEIRO TEMPO

Mais inspirado no início dos 45 minutos iniciais, os donos da casa partiram para cima do Peixe logo no início da etapa, porém se deparando com um sistema defensivo sólido, que impedia a progressão das jogadas argentinas até a área defendida por João Paulo. A maior fraqueza se mostrou no lado direito do Alvinegro, onde Marcos Guilherme foi colocado como ala de forma improvisada e, assim, abriu algumas brechas para que o Banfield pudesse capitalizar.

Muito atrás no quesito de posse de bola, restou ao Santos os recursos de bolas longas e lançamentos entre defesa e ataque na tentativa de construir alguma jogada que oferecesse perigo à meta oposta. Porém, também falhando neste quesito, os comandados de Fabián Bustos não se mostraram capazes de manter a bola em seu setor de ataque, recorrentemente precisando retomar rapidamente à marcação e impedir investidas argentinas.

No lance de maior emoção para o lado santista, Ricardo Goulart foi capaz de cabecear a partir de um escanteio cobrado no canto direito do campo e viu a bola atingir o braço de um jogador adversário; mesmo com pedidos desesperados por pênalti, a arbitragem decidiu seguir a partida.

Para a infelicidade dos adeptos santistas, as maiores emoções da etapa foram reservadas ao Banfield a partir da marca de 25 minutos. Logo aos 26′, Cruz aproveitou um recuo mal feito por Maicon e fuzilou a bola na sobra, que foi prontamente afastada por João Paulo, que realizou uma bela defesa. Já aos 43′, Maicon mais uma vez tentou afastar uma bola enfiada pelos donos da casa, porém a redonda se encontrou com um voleio de Urzi, que bateu de primeira e encobriu o arqueiro alvinegro, assim abrindo o placar para a equipe argentina e enviando ambas as equipes para o vestiário com o placar inaugurado.

Santos Sula
Foto: Reprodução/Santos

SEGUNDO TEMPO

O Peixe voltou à segunda etapa focado em manter mais a posse de bola, assim buscando controlar o ritmo da partida e encontrar espaços no sistema imposto pelo Banfield para, assim, chegar ao gol defendido por Bologna – algo que não foi capaz de fazer nos 45′ iniciais. Porém, na prática, o Alvinegro mais uma vez se viu frustrado pelos esforços ofensivos dos argentinos, que nos primeiros cinco minutos da etapa já haviam finalizado duas vezes com perigo ao gol adversário.

Identificando o claro problema apresentado pelo Santos até os 15 minutos do segundo tempo – da falta de conectividade entre o meio campo e o setor ofensivo -, Fabián Bustos optou por mudar a formação da equipe dentro de campo, abandonando o esquema de três zagueiros e colocando mais jogadores de ataque para reforçar o sistema deficiente.

As mudanças puderam ser sentidas na origem da primeira finalização do Santos na partida; após um escanteio cobrado pelo Banfield, o clube da Baixada Santista partiu para o campo ofensivo em um contra-ataque rápido e bem construído, que foi parado somente por uma falta. Na cobrança, Rodrigo Fernández foi capaz de encontrar a cabeça de Maicon, que escorou para fora. Alguns minutos depois, Lucas Barbosa também forçou a primeira defesa do goleiro Bologna, que tranquilamente encaixou a bola.

Apesar da evidente evolução do Santos na partida, quem acumulou a melhor chance da etapa até os 30′ foram os donos da casa; novamente através de Cruz, a bola foi fuzilada no canto direito do gol alvinegro, chute que exigiu mais uma boa defesa de João Paulo. A investida, porém, pareceu não impactar o Peixe, que somente cresceu a partir das substituições e, diante da expulsão de Domingo, se inflamou para buscar o gol de empate.

Aos 44′, Lucas Barbosa acertou uma pancada de fora da área, exigindo de Bologna uma defesa difícil; já aos 48′, Zanocelo disparou um chute a partir de uma sobra de bola, mas mais uma vez o goleiro argentino impediu a movimentação da rede. Apesar de todos os esforços alvinegros, os comandados de Bustos não foram capazes de alterar o placar e, assim, estreou no torneio continental com uma derrota por 1×0.

FICHA TÉCNICA

Banfield 1 x 0 Santos

Estádio: Florencio Sola, Banfield, Argentina

Gol: Agustín Urzi (43’/1T)

Santos:  João Paulo, Kaiky (Velázquez), Maicon, Bauermann (Madson), Marcos Guilherme (Rwan), Willian Maranhão (Zanocelo), Rodrigo Fernández (Pirani), Felipe Jonatan, Lucas Barbosa, Ricardo Goulart e Lucas Braga.

Banfield: Enrique Bologna; Luciano Abecasis (Coronel), Alejandro Maciel, Luciano Lollo e Escobar; Matías Romero (Erick López), Nicolás Domingo e Giuliano Galoppo; Agustín Urzi (Palacios), Juan Manuel Cruz (Dátolo) e Jeremias Perales (Juan Álvarez).

Cartões amarelos: Willian Maranhão (SAN), Lucas Barbosa (SAN), Domingo (BAN), Felipe Jonatan (SAN), Abecasis (BAN), Agustín Urzi (BAN), Luciano Lollo (BAN), Zanocelo (SAN), Velázquez (SAN)

Cartão vermelho: Nicolás Domingo (BAN)

MELHORES MOMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=RDF5Rdj_LZQ