Opinião: Teoria da Conspiração? Será mesmo?

Foto: Divulgação

Há 3 anos a insatisfação e a vergonha que a gestão Andrés Rueda nos proporciona é algo sem precedentes. O time sobre sua presidência sequer chegou a se classificar para as oitavas dos últimos três campeonatos paulistas, foi eliminado para time da Venezuela ano passado, algo nunca ocorrido com qualquer clube brasileiro, também na Sul-americana este ano não se classificou nem para as oitavas na competição, tomamos goleada para nosso maior rival pela copa do Brasil e de lá para cá, metade de 2023, estamos na zona de rebaixamento do campeonato brasileiro.

O torcedor santista nunca sentiu tanto medo de ser rebaixado como esse ano. E a pergunta que paira no ar é: Como alguém pode ser tão incompetente, tomar tantas decisões ruins e ainda sim permanecer no cargo sem sofrer pressões internas? E a partir desse questionamento há pela internet, em canais de divulgações sobre o Santos pessoas convencidas de que há um plano para desvalorizar o clube afim de assim compra-lo posteriormente com o valor depreciado. Parece uma teoria ridícula se pensarmos como torcedor, como outro torcedor, tão ou mais apaixonado pelo time do que eu poderia se sujeitar a fazer isso?

Porém se pensarmos com a óptica meramente empresarial, visando o lucro, isso pode parecer um negócio bem rentável, afinal, estamos falando de um clube cujo a marca é reconhecida internacionalmente e intimamente atrelado ao maior jogador de futebol de todos os tempos. E mesmo nacionalmente é um clube muito respeitado por sua tradição pelos rivais.

E o senhor Andrés Rueda demostra enxergar o clube ao qual dirige apenas com os olhos de empresário, e ainda mal empresário por sinal. Querendo pagar pouco e esperando lucrar com isso, no futebol isso raramente acontece. Qualquer pessoa que acompanhe verdadeiramente futebol sabe que os jogadores possuem determinados valor de compra por quanto são capazes de entregar em campo ou o nível de promessa que um garoto pode ter. Ou seja, o valor do atleta se dá pelo quanto ele rende ou por quanto pode render futuramente, ou os quesitos atrelados. E as últimas notícias sobre a venda de Marcos Leonardo, e principalmente Deivid Washington por valor bem abaixo do esperado mostram que Rueda não sabe fazer negócio.

Garotos ainda jovens e com potencial de render, mostrar mais em campo afim de valorizarem mais correm risco iminente de irem para Europa, e assim deixar o Santos ainda mais enfraquecidos sem eles e com um dinheiro que nas mãos do presidente vira fumaça, pouco senão nada do que entrar de caixa terá algum reflexo positivo em campo. A até agora dada como “teoria da conspiração” de que Rueda e o conselho deliberativo do Santos FC andam de mãos dados, e o Sr. Rueda tem carta branca para errar o quanto e como quiser até rebaixar o Santos se fortalece ainda mais quando abertamente o presidente diz que não pretende tornar o Santos uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), a única saída que teríamos para sair do abismo das dívidas e do baixo capital que arrecadamos.

Em resumo, ele pretende centralizar todo o poder administrativo da instituição, tomar todas as decisões que seus níveis de entendimento lhe permitem e ver onde vai parar. E eu pergunto a você torcedor santista, como uma pessoa que se diz apaixonada pelo clube, já tendo provado a todos e a si próprio sua incapacidade de gerir um time de futebol da grandeza do Santos permanece no cargo com sua consciência tranquila, sem nem mesmo ir ao estádio? E como isso tudo é encarado como normal pelo conselho deliberativo sem que nada façam? Você colocaria sua mão no fogo e afirmaria que não há acordo internos para bocas ficarem caladas? As pessoas que compõe a instituição ainda possuem alguma esperança nesse senhor à frente do maior cargo do clube? Para essa última pergunta sinceramente acho improvável que alguém ainda tenha esperança neste senhor, sendo assim há motivos para sua inação.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.